Concurseiro – Avalie sua motivação!

motivação para concurso publicoÉ muito comum as pessoas se deixarem levar por impulsos…Seja por falar bobagem em uma discussão ou até por realizar uma compra a mais que não irá se enquadrar no orçamento.
Mas desses impulsos muitas vezes pode nascer algo positivo, basta que esse impulso seja submetido a uma reflexão e se torne um compromisso pessoal.

Como nós já comentamos, nesse período difícil da economia brasileira, as pessoas tendem a se deixarem levar pelo impulso e começam a estudar para concursos públicos.

Acontece que se você realmente deseja passar em concursos públicos disputados, você deve ir muito além de um impulso, deve existir um compromisso pessoal, uma real motivação que o levará a atingir essa meta.

A motivação da maneira correta!

Pois bem, a motivação é com certeza é o primeiro e fundamental passo para iniciar sua carreira de concurseiro…Você deve ter clareza sobre a sua motivação!

E quando falamos em motivação, nós queremos ir muito além de simplesmente conseguir passar do concurso.
Nós devemos ter clareza quanto aos benefícios REAIS disso, pois se nós estipularmos apenas a meta de passar no concurso, para nossa mente isso é muito vago, ela não consegue de fato assimilar o que isso vai mudar em sua vida.

Lembre-se: A sua mente precisa ter plena clareza sobre TODOS OS BENEFÍCIOS dessa empreitada, caso contrário você sofrerá o processo que chamamos de autossabotagem.
Você até conseguira iniciar suas tarefas, mas em pouco tempo de estudo você irá começar a procrastinar, desviar o foco e isso com certeza prejudicará seu rendimento.

Sendo assim nós vamos te ensinar a extrair o real valor da motivação, fazendo com que consiga enxergar tudo que você precisa com maior clareza.

Como identificar os benefícios por trás de sua meta?

Vamos lá, antes de mais nada é importante que você pegue um papel e caneta para realizar esse exercício, justamente para que sua mente já comesse a levar isso a sério e encarar de fato como um compromisso.

Então quero faça a seguinte pergunta a você mesmo:

  • Qual a minha meta e em quanto tempo planejo atingi-la?

Neste ponto você precisa ser BEM específico, justamente para iniciar esse processo de clareza mental. Então você deve colocar como objetivo exatamente para qual cargo você irá se candidatar e em quanto tempo você se compromete a passar neste concurso.

Algo que ajudará MUITO é você compartilhar esse seu objetivo com alguém de sua confiança e dizer que esse é um objetivo seu, e que está se comprometendo a atingi-lo em tal prazo.
Isso fará com que se crie uma “pressão social” sobre o seu objetivo…mas esse assunto é bem amplo e nós abordaremos ele novamente em posts futuros.

A segunda pergunta que você deve responder no caderno é a seguinte:

  • Quais benefício REAIS atingir essa meta irá me proporcionar?

Quando falamos “benefícios reais” nós estamos se referindo ao que de fato irá mudar na sua vida, não apenas no sentido financeiro…mas tudo que te fará crescer como pessoa e a transformação que fará em sua vida.
Por exemplo: Assim que eu atingir o meu objetivo de me tornar um fiscal da receita federal, eu me sentirei totalmente satisfeito com essa minha conquista, pois acreditarei muito mais na minha capacidade.
Além disso, terei melhores condições e estabilidade para sustentar a minha família e poder proporcionar-lhes tudo que eles eu mesmo mereço!

33c85b94-89ec-4417-9261-392d3d4ae90cimage4Esse é um exemplo bem genérico, mas já da pra ter uma noção. O importante é que você escreva o que essa conquista significará pra você pessoalmente. Quais problemas você irá solucionar? quais coisas que você não faz hoje e que poderá fazer após essa conquista.

É isso que é importante que você escreva, pois assim fará dessa resposta algo muito mais pessoal e significativo. Quanto maior o valor que esse seu objetivo tiver para você, mais sua mente se comprometerá a realiza-lo.

Espero que tenha gostado do artigo!
Com certeza voltaremos a tocar nesse assunto…
Abraço!